Como manter o foco no trabalho com Geração Y (ou Z), Facebook, smartphones, emails, Whatsapp, YouTube, blogs e tudo mais? Bom, antes de mais nada, você deve se perguntar: estou no lugar certo? Estou fazendo o que amo? Se você é o gestor e acha ruim que seus funcionários estejam sem foco no trabalho ou nas atividades que você passou, a pergunta que eu te faço é a seguinte: você contratou a pessoa certa? Será que ela está numa atividade que ela tem vontade de fazer? Que seja inspiradora? Que ela tem possibilidades de crescimento?
Pergunto isso pois de nada adianta eu te ensinar as melhores técnicas de foco e motivação se existe uma pessoa errada no lugar certo. Afinal, quando você trabalha naquilo que você não gosta, é bem provável que sua produtividade seja muito baixa, quanto a isso não tem mistério.
Mas às vezes você pode ser apaixonado pelo que faz e tem uma dificuldade tremenda de manter o foco no trabalho ou fugir das distrações da era digital. E eu entendo isso pois conheço diversas pessoas assim, elas acabam assumindo mais atividades que podem, não sabem definir suas prioridades e acabam se atrapalhando.
Enfim, para manter o foco no trabalho primeiramente tem que saber o que precisa ser feito e para isso, você deve saber como definir metas e objetivos. Sem contar, que o funcionário (ou no caso, você) precisa saber exatamente qual a sua função dentro da empresa, se sua empresa não possui isso formalizado, informe-se!
“Pessoas de sucesso mantém um foco positivo na vida independente do que aconteça ao seu redor. Eles investem sua energia nas experiências de sucesso ao invés de focar no fracasso e também nos próximos passos e ações necessárias para a realização dos seus objetivos em vez de todas as outras distrações que a vida coloca no seu no caminho.” Jack Canfield
Sabendo o que deve ser feito e para acabar com as distrações vou te dar as 15 melhores dicas e fora do convencional:
- 1. Essa dica vale um milhão: Termine seu dia planejando o que você vai fazer no dia seguinte.
- 2. Essa dica vale dois milhões: defina o que você não vai fazer naquele dia.
- 3. Trabalhe somente com uma aba do seu navegador aberta. Essa história de “mas é importante” não existe. Quer fazer um teste? Salve essas páginas que deveriam ficar abertas no Favoritos do seu navegador para ver mais tarde. A maioria delas você não vai ver nem mais tarde nem nunca.
- 4. Use um fone de ouvido, mesmo que você não esteja ouvindo música. Se te chamarem, ignore, logo todos se acostumam e passam a te deixar bilhetes ou virem mais tarde.
- 5. Trabalhe com um timer. Foco total no seu trabalho (inclusive chat desligado e celular no modo Avião) enquanto o timer está ligado. Leve a sério o tempo de descanso, faça alguma atividade que seja oposta à sua atividade principal. Se você trabalha com a mente, descanse caminhando na rua, fazendo um alongamento ou mesmo deitado num puff, se você faz algum trabalho manual, use esses 10 minutos para ler um livro, ver seus emails ou algo do tipo.
- 6. Crie um período do dia que você se permite ser interrompido pelos seus colegas. Se você possui um cargo de gestão onde exige muita interação com a equipe, divida seu dia em, pelo menos, duas horas pela manhã e duas horas no período da tarde.
- 7. Nunca comece o dia lendo emails!
- 8. Se você trabalha com chats, deixe sempre no status “Ocupado” pois dessa forma as pessoas pensarão duas vezes antes de interrompê-lo.
- 9. Deixe sua mesa sempre limpa. Falo muito de distrações no curso 8 Princípios do Gerenciamento de Tempo e isso é um dos grandes ladrões de energia listados nas vídeo-aulas.
- 10. Beba pelo menos 3 litros de água por dia! Mesmo que isso faça você ir várias vezes ao dia no banheiro existem muitos benefícios intrínsicos de ter um corpo e uma mente hidratada.
- 11. Não fique com o mico no seu ombro. Meu sócio fez um áudio sobre “Quem está com o mico?” é uma dica incrível e não percebemos o quanto nos consome energia. Essa técnica é uma solução desenvolvida pela universidade de Harvard para acabar definitivamente com as pessoas que tem o costume de centralizar as atividades.
- 12. Ouça músicas adequadas. Um site que gosto bastante é o http://superplayer.fm. Onde você pode selecionar o tipo de atividade que você está fazendo, como por exemplo “foco no trabalho”.
- 13. Use uma cadeira confortável mas também firme, cadeiras muito moles deixam você muito relaxado e podem prejudicar a sua coluna.
- 14. Se precisar fazer ligações de cunho pessoal, seja breve. Uma dica é iniciar a ligação dizendo “estou ocupado, mas pode falar”. Fazendo isso, a pessoa do outro lado é mais objetiva.
- 15. Estabeleça horário para ler seus emails, como por exemplo às 11 e às 16 horas. Da mesma forma você pode estabelecer pequenas faixas de horário para visitar suas redes sociais ou ver filmes no Youtube, afinal, ninguém é de ferro, né?
Enfim, procurei fazer uma lista de coisas que você pode fazer a partir de agora. Se você aplicar pelo menos metade dessas dicas, tenho certeza que terá muito mais foco no trabalho. E se conseguir aplicar essas técnicas com a sua equipe, tenho certeza que eles terão muito mais foco no trabalho também!
Portanto, se você tem dificuldades para aplicar alguma dessas técnicas ou “se sente mal” ao ignorar seus colegas ou acha que tem a necessidade (física ou emocional) de ver suas redes sociais de 5 em 5 minutos, recomendo que você procure um coach, ele pode te apoiar.
Espero que esse post tenha lhe ajudado. Conte comigo para buscar sua Produtividade Indestrutível!
Até já.
Comentários