A autossabotagem no trabalho acontece por muitos motivos, mas eu diria que o principal dela é a má gestão do tempo. E não estou falando só de organizar suas tarefas e definir suas prioridades, isso é o mais comum quando se fala de gestão do tempo.
A má gestão do tempo começa pela gestão de você mesmo e isso tem tudo a ver com o seu nível de autoconhecimento. No livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, do Tim Ferriss, ele comenta que “todo dia no seu trabalho é importante que você se faça a seguinte pergunta: estou sendo realmente produtivo ou somente ativo?” e essa é uma reflexão interessante pois muitas vezes não estamos realmente agregando valor ou cumprindo nosso papel que é trazer resultados para o nosso negócio.
Relacionado: Turbine Sua Produtividade No Trabalho Em Apenas 7 Dias
No post Como Priorizar Tarefas no Trabalho explico sobre os 4 níveis de atividades que temos no dia a dia. Nesse post de hoje resolvi reforçar esse assunto para que você compreenda que mesmo trabalhando bastante pode estar perdendo tempo, são eles:
- Alta qualidade de vida ou Alto valor agregado
- Alto retorno financeiro
- Baixo retorno financeiro
- Resultado zero ou negativo
Muitas pessoas não conseguem visualizar a diferença de alto valor agregado e alto retorno financeiro. As atividades de alto valor agregado estão associadas diretamente ao crescimento perpétuo da sua empresa, são atividades como uma parceria de sucesso (por exemplo, a parceria entre a Coca-Cola e Mc Donald’s rendeu alguns bilhões para ambos), desenvolver sua equipe ou dar feedback para algum funcionário, atender algum cliente estratégico da sua empresa, fazer alguma ação que eleve o poder da sua marca, fazer algum evento impactante e tudo mais.
Alto retorno financeiro são atividades que envolvem alto retorno financeiro, geralmente elas estão associadas a vendas e marketing mas também atividades que aumentam a produtividade do seu time silenciosamente dão alto retorno financeiro.
Baixo retorno financeiro são também chamadas de “atividades de buffer”, ou seja, são atividades que você precisa fazer mas não dão retorno significativo para o seu negócio. São atividades operacionais, administrativas e burocráticas.
Resultado zero ou negativo é tudo aquilo que não gera nada de valor ao seu negócio como fofoca, emails de piadinha, vídeo de gato pulando, ficar horas e horas no Whatsapp, Facebook e outras mídias sociais. E não tem nada de errado em fazer essas atividades de ver em quando, desde que elas não ultrapassem algo em torno de 10% do seu dia.
Nesse momento, talvez você já tenha se dado conta o que seria a autossabotagem no trabalho. Mas para deixar claro, pessoas que se autossabotam, são aquelas que ficam 80% do dia trabalhando em atividades de baixo retorno financeiro e zero valor agregado e somente 20% do tempo trabalhando em atividades de alto retorno financeiro ou alto valor agregado.
Mas para se ter maior controle sobre a sua autossabotagem o mais importante é saber o que o leva a se autossabotar. Muitas vezes é um hábito improdutivo, por exemplo. Vou ilustrar uma situação que acontecia muito quando eu trabalhava com desenvolvimento de sistemas:
Eu tinha um colega que todo dia que ele chegava, fazia um ritual para início dos seus trabalhos: chegava sempre atrasado por volta das 9:30, abria o computador, se ajeitava na cadeira, ia tomar um café, colocava o mouse e mousepad numa posição perfeitamente simétrica com o notebook, colocava os livros em baixo do PC para o monitor ficar numa altura ideal, inicializava o PC, acompanhava seu time de futebol, lia alguns textos na internet sobre temas diversos e finalmente começava a trabalhar.
Tudo bem ter esse ritual… desde que não demorasse 1:40hs para “pegar no batente”! Ou seja, se ele chegava às 9:30h, começava a trabalhar por volta das 11:10h e às 12:15 no máximo estava indo almoçar. Sendo assim, ele trabalhava 55 minutos no período da manhã e jogava fora o seu tempo e o tempo do nosso empregador. No período da tarde geralmente ele inventava sempre um assunto aleatório para debater com o grupo e tinha opinião para tudo.
O que eu quero dizer com isso? Não tem nada de errado você acompanhar seu time de futebol, ter um ritual para sentar e trabalhar, bater papo com os colegas e tomar um café, desde que isso não seja praticamente 80% do seu dia, não é mesmo? Pois aqui no Gerenciar o Tempo Agora valorizamos muito o seu tempo e por esse motivo queremos apoiá-lo a conquistar o seu sonho muito antes do que você possa imaginar.
Outro exemplo de autossabotagem é a facilidade pela qual a pessoa se distrai. Eu vi certa vez o Brendon Burchard, autor do livro O Mensageiro Milionário, dizer que “seu email é a prioridade de outras pessoas, não a sua”. Por esse motivo, que no primeiro momento do dia, é importante que a pessoa defina quais são suas prioridades e o email seja lido/respondido depois, ao invés de ele ditar as regras do seu dia.
Enfim, a grande sacada de acabar com a autossabotagem é fortalecer o seu jogo interno. Dessa forma, você encontrará as ferramentas apropriadas para alavancar sua produtividade e começar a gerar valor de fato no seu trabalho.