Como um líder que busca alcançar grandes resultados e bater suas metas rapidamente, você não vai trabalhar todos os dias com a intenção de obter resultados medíocres, não é? Mas você sabia que tem uma armadilha que impede muitos líderes, mesmo que eles estejam extremamente motivados, de avançar e melhorar os resultados da sua equipe? Pois é… será que isso está acontecendo com você?
Você Está Incentivando a Baixa Performance?
Como qualquer professor de escola pode dizer, é fácil perceber as crianças com problemas na sala de aula, enquanto os alunos de alto desempenho passam despercebidos. Muitas pessoas ficam no jogo Alta Performance x Mediocridade, mas se você trabalha em gestão ou em recursos humanos, você sabe que a baixa performance é um grande problema. Além desses profissionais terem menor produtividade e desempenho, eles tendem a saber como fazer apenas o suficiente para não serem demitidos.
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O que você talvez não saiba é o impacto negativo que esses low performers têm sobre o resto da organização. Na escola, os alunos de alto desempenho não tm muitas opções; eles não podem sair, então eles apenas tiram suas notas altas e avançam, de série em série. No entanto, no mundo corporativo, competitivo e de alto desempenho, há outras opções. Eles não têm que ficar na sua empresa, e na ausência de atenção, recompensas e oportunidades que merecem, eles simplesmente vão sair e encontrar um lugar que valorize-os mais. Para piorar, esse outro lugar provavelmente será um concorrente seu. Então, enquanto você está tentando consertar seus funcionários com problemas, os seus melhores funcionários podem estar procurando um novo espaço.
Além disso, o baixo desempenho pode puxar seus funcionários medíocres (só para lembrar, medíocre significa na média, não ruim) para baixo. Embora a sua intenção em dar coaching e mentoria para os low performers seja mover sua organização para os níveis mais altos de desempenho, você pode, de fato, estar fazendo o oposto. Os funcionários de nível médio vão ver a desigualdade da relação de trabalho/atenção que eles e os low performers recebem de maneira injusta e, eventualmente, começarão a reduzir seus esforços para ganhar mais atenção. O resultado: piora na produtividade e no desempenho global da organização.
Parece que não há saída, né?
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Bom, vamos examinar essa armadilha mais de perto e explorar o que os líderes e gerentes podem fazer para resolver esse problema e aumentar a produtividade e performance da sua organização.
Categorizando Funcionários por Desempenho
Alguma vez você já parou para analisar quais dos seus colaboradores se encaixariam em qual grupo: Alta Performance x Mediocridade x Baixa Performance? Se você fizer isso, pode se surpreender ao descobrir que provavelmente 80% dos empregados tendem a ser de nível médio; apenas 10% são de alto desempenho e 10% são de baixo desempenho.
Agora pensa comigo: se apenas 10% dos seus funcionários têm baixo desempenho e 80% estão na média, o que é melhor para a sua organização: melhorar os ruins e colocá-los na média ou transformar os medianos em bons?
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No seu artigo “Pulling the Plug on Low Performers” publicado na revista Leadership with a Conscience, Quint Studernot escreve:
“Os líderes inadvertidamente alinham departamentos inteiros, empresas inteiras, em torno deles (low performers) e passam cerca de 80% do seu tempo supervisionando-os. Você teme deixar algo importante com eles, então entrega tudo para os seus melhores funcionários, o que os sobrecarrega e cria uma distribuição injusta de trabalho. Ou então, você continua a dedicar atenção a eles acreditando que vão mudar, talvez colocá-los em comitês para tentar envolvê-los. Isso raramente funciona. Enquanto isso, você aliena seus melhores colaboradores e, eventualmente, encontra-se em uma situação em que eles já não estão mais com você.”
Definindo um Padrão de Excelência: Alta Performance x Mediocridade
Em vez de focar a atenção da liderança no desenvolvimento dos low performers, um padrão de excelência deve ser definido em toda a organização, principalmente nos que estão nos níveis de Alta Performance e Mediocridade. Trabalhadores com alto desempenho precisam ser recompensados, treinados e reconhecidos; e seu tempo e atenção devem ser focados em mover seus funcionários medíocres para a categoria de alto desempenho.
Considerando-se que 80 por cento dos seus funcionários tendem a ser de nível médio, imagine o impacto sobre o desempenho e produtividade da empresa se você fosse capaz de se mover de 20% desses funcionários para a categoria de alto desempenho. Perceba que o ambiente de organizações de alto desempenho é composto 40% por funcionários de alta performance e 60% por medianos, mas todo mundo está em processo melhorar em busca de um melhor desempenho.
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Neste cenário, a organização está realmente definindo um padrão de que 80-90% dos funcionários estão operando em um nível de excelência; e, daqueles que não estão, espera-se que estejam em um processo de desenvolvimento.
O Princípio 30/60/10: Acabando com o Baixo Desempenho
Aqui no Gerenciar o Tempo Agora já falamos de alguns princípios, como o 80/20 para aumentar o foco e o 70/20/10 para fixar a aprendizagem. Para gerenciar e liderar equipes, sugiro você usar esse princípio para atingir o mais alto retorno sobre o investimento nos seus liderados. 30% do tempo é gasto com os funcionários no nível de alto desempenho, onde o retorno sobre o investimento é o mais elevado. 60% do tempo é gasto com os funcionários médios, com o foco principal em coaching, liderança e apoio para que eles operem nos níveis mais altos de desempenho. E apenas 10% do tempo é gasto com os low performers.
Na verdade, não há lugar para os low performers quando você define um padrão de excelência em uma organização. Com um padrão de excelência, espera-se que cada funcionário seja totalmente engajados, focado e inspirado por um propósito maior. Nesses ambientes, quem tem baixo desempenho simplesmente melhora ou sai. E o seu foco deve estar nos grupo Alta Performance x Produtividade.
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Assim, também não há espaço para atenuar o mau desempenho de ninguém. Os líderes param de sobrecarregar seus funcionários de alta performance com o trabalho que os de baixa não podem ter; baixo desempenho não é mais recompensado com tempo e atenção. Quem não abraçar a nova cultura de excelência e melhorar o seu desempenho, ou opta por deixar a empresa por conta própria, ou é eliminado através de maus resultados em avaliações de desempenho.
Eliminando os funcionários de baixa performance, você vai:
- Aumentar a moral dos high performers, através de meritocracia, e fazê-los gerar mais resultado para a empresa;
- Ter espaço para atrair novos colaboradores de alta performance;
- Ter uma melhora geral nos resultados da empresa.
Claro que criar esse padrão não vai ser fácil, e muitos vão se opor a essas mudanças, pois vão força-los a sair da zona de conforto. Porém, não há muita opção. Ou a sua empresa muda e cria um padrão de excelência baseado na alta performance, ou os concorrentes vão chegar e você vai ficar para trás no mercado.
No próximo post vou falar um pouco mais sobre os 3 passos para implementar um cultura de high performance na sua empresa. E se você tiver alguma dúvida, ou quiser que eu use a sua empresa como exemplo no post, deixe um comentário abaixo!
Até mais