Acredito que as pessoas podem conquistar seus sonhos muito antes do que elas imaginam. Por esse motivo me dedico a apoiar as pessoas a conquistarem alta performance. Como diz o Flávio Augusto do Geração de Valor nesse vídeo: “gerenciar o tempo tempo é fundamental para quem quer ter sucesso”, por isso escrevi quais são os pilares fundamentais do gerenciamento de tempo eficiente.
Nesse artigo, você aprenderá como fazer mais em menos tempo, de maneira simples e objetiva, mesmo que você esteja atolado de trabalho e já tenha testado várias formas para gerenciar seu tempo.
Princípio 1: A urgência é uma ilusão
Evite ao máximo toda atividade que exige sua atenção imediata.
Sei que todas essas coisas malucas que surgem em cima da hora parecem muito importantes, mas se você for parar para analisar friamente verá que elas não constróem valor nem pra você nem para o seu negócio.
Por exemplo: você está fazendo uma proposta comercial e um cliente te liga pedindo um ajuste no projeto, então você para o que está fazendo, fica meia horinha resolvendo isso e então volta para terminar a proposta, isso quando não surge outra demanda urgente e quando você vê terminou o expediente e você fez tudo menos o que é prioritário.
Entenda que esse tipo de atividade de imediato só gera estresse e te mantém viciado na emoção da urgência.
Princípio 2 – Qualquer um pode ser produtivo
Todo mundo pode chegar a um alto nível de produtividade. E a primeira coisa que você precisa é conhecer a sua natureza e aproveitar o melhor do seu potencial. Depois faça um compromisso consigo mesmo para persistir até chegar numa alta performance.
Tem gente que é naturalmente super organizado e é muito produtivo dessa forma e tem outras pessoas que só de pensar em tarefas já se sente mal. Então eu te pergunto, quando você se sente mais produtivo e criativo? Em qual situação? Qual ambiente te inspira a ser mais produtivo?
Geralmente a resposta dessas perguntas é o que vai te levar a descobrir seu potencial produtivo. Pense um pouco sobre isso…
Princípio 3 – Gerenciamento do tempo na verdade é gerenciar suas prioridades e sua energia
Anote bem porque se você aprender a fazer isso em excelência terá uma vida muito mais focada. Quando se fala em gerenciamento de tempo parece que é algo externo e que foge a sua responsabilidade, não é mesmo? Quando você passar a controlar as suas emoções virão os resultados que você espera.
O tempo é uma constante e é um recurso escasso, mas temos a falsa sensação que se eu desperdiçar o dia de hoje, amanhã terei de novo e assim os dias e os anos passam. É curioso que muitas vezes valorizamos mais o dinheiro que nosso tempo, sendo que o tempo que você desperdiça é irrecuperável e tem outras coisas na sua vida que você pode recuperar.
Princípio 4 – Seus hábitos definem seu destino
Os hábitos que você tem hoje definirão como será o seu futuro. Se você tem o costume de procrastinar e deixar pra depois já sabe como será o seu resultado no final do mês.
A boa notícia é que é possível desenvolver novos hábitos. Quanto mais você pratica o novo hábito produtivo mais fácil vai ficando. Por exemplo, você pode desenvolver o hábito de aprimorar seu foco estudando diariamente materiais específicos sobre esse tema. A cada dia que você pratica fortalece a nova conexão cerebral e vai se tornando natural.
Princípio 5 – O caos interno desencadeia o caos externo
Não adianta você aprender os melhores métodos de gerenciamento de tempo se você não mudar seu padrão de pensamento com relação a produtividade.
Relacionado: 3 Frases que Acabam com a Sua Produtividade
Por exemplo, você acha que pra ganhar mais dinheiro precisa trabalhar mais, então consequentemente mesmo que você saiba o caminho das pedras seguirá trabalhando muitas horas por dia sem necessidade.
Esse conceito aprendi com o Timothy Gallway no seu livro The Inner Game. Ele foi o precursor do coaching esportivo na década de 70. E no livro Manual de Autoliderança do filósofo Suryavan Solar, lá ele fala em conquistar o mundo interno para depois conquistar o mundo externo. Aliás esse foi o melhor livro que já li até hoje.
Princípio 6 – Concentre-se na sua maior oportunidade
Você tem mais atividades para fazer do que tempo para executar. Isso é fato. Então o que você precisa é aprender a escolher quais delas trazem mais resultado com menos esforço. Aprender a priorizar.
O problema é que achamos que tudo é prioritário, logo nada se torna prioritário…
Por exemplo: tive um cliente que a sua prioridade número 1 era atualizar a planilha financeira sempre que tinha alguma movimentação e constantemente faltava tempo e ele postergava enviar proposta de serviço para os seus possíveis clientes e em torno de 15% a 20% deixavam de contratar sua empresa por causa do atraso.
Princípio 7 – Foco no que você deseja conquistar e não no que você quer evitar
Em PNL, Programação Neurolinguística, aprendemos que o nosso cérebro não interpreta a palavra não e isso se acentua ainda mais em crianças. Se diz não coloca o dedo na tomada ela vai direto onde você disse pra ela não ir.
Você pode ter uma intenção positiva e estar direcionando seu foco para o negativo. Por exemplo você diz, Quero parar de fumar. Sua intenção é positiva, mas a sua forma de se expressar não.
Ao invés disso o ideal é você focar no positivo, por exemplo, quero ter uma vida saudável. Dessa forma seu foco e sua energia será muito melhor aproveitado.
Princípio 8 – Você 2.0
Se você quer ter Alta Performance, você precisará entender que provavelmente o que te trouxe até aqui não será o que vai te levar para o próximo nível. Ou seja, você precisará desenvolver uma mentalidade e hábitos superiores pra chegar a Você 2.0. Subir o próximo degrau da sua escada.
Por exemplo, quando você sentou a primeira vez pra aprender a dirigir tudo era complicado certo? E hoje não é mais um desafio para você. Se você não sabe dirigir não fique chateado, esse é só um exemplo hipotético 😛
O que busco ensinar aqui no Gerenciar o Tempo Agora são as melhores técnicas de produtividade para que você antecipe a conquista dos seus sonhos. Tendo conquistado Alta Performance consiga ganhar mais em menos tempo e ter qualidade de vida para estar com a sua família.
Relacionado: Segredos da Alta Performance
Fazer o gerenciamento de tempo de forma constante não é fácil. Requer dedicação e prática para desenvolver novos hábitos.
Mas, o objetivo desse artigo é mostrar o “caminho das pedras” para você alcançar alta performance de forma permanente.
Você conhece alguma pessoa que ficaria muito feliz em receber essas dicas?
Então faz um favor para nós dois, para mim e para ela, e compartilha esse artigo.
Você pode fazer isso pelo Facebook ou Google+, ou ainda simplesmente copiando o endereço do site na barra lá de cima e mandar para essas pessoas.
E, para terminar, eu gostaria muito de saber o que você achou desse artigo.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você foi útil para você, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.
“Assim que você controlar o seu tempo, compreenderá o quão verdadeiro é o fato de que muitas pessoas superestimam o que elas podem realizar num ano – e subestimam o que elas podem conquistar numa década!” – Anthony Robbins
Comentários