Empreender é um desafio. Muitas pessoas, por serem ótimas executando suas atividades no trabalho, acabam por abrir uma empresa onde, a última atividade que ela deveria fazer, era executar o trabalho. Eu já caí nessa cilada, era programador e abri uma empresa de desenvolvimento de sistemas. Fatidicamente eu tinha que vender, cuidar do financeiro, fazer o marketing, atender o cliente e, nas horas vagas, desenvolver software.
Como podem perceber a vida de empreendedor é uma constante evolução, se ele sabe executar uma atividade (desenvolver sistemas), ele agora vai precisar entender de fluxo de caixa, vendas, marketing, gestão de pessoas, lidar com fornecedores, gestão de projetos e assim por diante. Fácil? Não.
Depois de passar por essa experiência ficou muito mais fácil apoiar meus coachees a lidarem com esse desafio. Se você vive ou já viveu algo parecido sugiro que assista a vídeo-aula onde ensino os Segredos da Alta Performance. Regravei essa vídeo-aula dando ênfase aos desafios que os empreendedores experienciam no dia a dia porque são eles os que mais sofrem quando não sabem gerenciar o tempo de forma eficiente.
Permita-me poupar um pouco do seu tempo e te ensinar algumas técnicas fundamentais de gerenciamento de tempo e produtividade:
1. Mantenha sua energia em alta.
Escutei um participante de um curso dizer: “daqui a pouco serei o homem mais rico do cemitério”. Executivos workaholics estão definitivamente fora de moda. Inclua atividades na sua rotina que aumentam seu nível de energia por exemplo, praticar um esporte, alimentação saudável, meditar, etc.
Conseguir incluir algumas dessas atividades no dia a dia é uma questão de consciência. Muitas pessoas pensam que isso é perda de tempo por isso não fazem.
Alta energia = alto desempenho.
2. Defina suas prioridades.
Uma empresa é um sistema complexo, todos os dias surgem mais coisas para fazer do que você dá conta de executar e se você não estabelecer o que é prioritário estará trabalhando muitas horas por dia e sem o resultado que espera.
As atividades prioritárias são aquelas que trazem mais resultado com menos esforço, ou seja, demoram menos tempo para executar e acrescentam mais valor para o negócio. Recomendo que você desenvolva a mentalidade do Princípio 80/20 para definir suas prioridades.
Pare de apagar incêndios e foque no prioritário!
3. Combine Jogo Interno + Jogo Externo.
No Gerenciar o Tempo Agora acreditamos que se você quiser ter resultados externos é necessário primeiro conquistar o jogo interno.
No item anterior falei de definir prioridades que já é um desafio para a maioria dos empreendedores, agora vem a segunda etapa que é ter o controle emocional para se manter focado no prioritário sem se distrair com urgências e atividades superficiais.
Percebe a importância do jogo interno?
Significa desenvolver novos hábitos produtivos como a capacidade de priorizar, foco, concentração, equilíbrio, etc. O jogo externo são técnicas e ferramentas para atingir os objetivos esperados como por exemplo o Runrun.it, que é uma plataforma que desenvolvemos para apoiar os empreendedores a terem um controle eficiente das suas atividades e das atividades da sua equipe.
A maioria dos micro e pequenos empreendedores são o gargalo da sua operação, tudo gira ao seu redor e ele geralmente é daqueles que acredita que “se quer algo bem feito, faça você mesmo”, mas este assunto trataremos em outro post.
Conclusão e Recapitulando as Ideias.
Empreender envolve muitas atividades, então tenha em mente as 3 chaves:
– seja um caçador de energia.
– antes de executar uma atividade se pergunte: “faz parte dos 20% que geram 80% de resultado?“.
– desenvolva novos hábitos + usar as ferramentas adequadas
Acredite no seu potencial, faça as mudanças necessárias e colha os resultados!
Comentários