O mais desafiador para a gestão do tempo de um pequeno negócio é que, fatalmente, a empresa gira em torno do empreendedor. Quem tem um pequeno negócio é um pouco diferente dos outros empreendedores pois:
- Quando você é micro empreendedor, geralmente a empresa é somente você ou você e seus sócios ou você e poucos funcionários.
- Quando você é um médio negócio já consegue trabalhar com alguns líderes (tais como Diretores e Gerentes) o que facilita a distribuição das atividades entre a equipe.
O terceiro princípio da gestão do tempo diz que gerenciamento do tempo na verdade é gerenciar suas prioridades e sua energia. Porém num pequeno negócio é mais do que isso, além de gerenciar a si mesmo é preciso gerenciar as prioridades das outras pessoas, até porque tempo é dinheiro!
Quando se tem um pequeno negócio, na minha opinião, é quem tem o maior desafio. Mas por que Evandro??? Maior desafio pois você já não é mais micro e também ainda não é grande o suficiente para poder bancar uma estrutura de Diretores ou Gerentes para lhe apoiar.
Se você é cozinheiro, provavelmente tem um restaurante.
Se você é cabeleireira, provavelmente tem um salão de beleza.
Se você é um vendedor, provavelmente tem uma representação comercial.
Se você é um webdesigner, provavelmente tem uma agência digital.
E por aí vai.
Quando você era um micro negócio era simples pois a comunicação era mais fácil já eram poucas pessoas envolvidas no processo. Mas hoje já são 10, 20, 30 ou 50 pessoas na sua empresa, inclusive pode ser mais desafiante caso você tenha duas, três ou mais filiais.
Mas enfim, qual é o grande desafio na gestão do tempo para uma pequena empresa? Antes de mais nada, alinhar a comunicação é o que vai te levar para o próximo nível. Sabemos que quando você é pequeno, não dá para ter equipes autogerenciáveis…
Para que a gestão do tempo no seu pequeno negócio seja efetiva sigas os passos adiante, mas também seja um pouco criativo, entenda porquê:
1 – Procure uma forma institucional de aumentar a energia da sua equipe.
Você não pode controlar a vida de uma pessoa, mas você pode inspirá-la. Muita gente cai na ilusão que se comprar uma cafeteira gourmet ou algo do tipo vai ser a melhor forma de aumentar a energia das pessoas, mesmo porque os próprios funcionários pedem para a empresa investir em café.
Não sou contra café, muito pelo contrário, gosto muito, mas já está provado que o uso do café para aumentar a energia é uma solução imediatista e não definitiva. Ou seja, na hora a pessoa se sente melhor, mas algumas horas depois cai a energia drasticamente.
Nessa etapa use a sua criatividade como empreendedor e sugira atividades dentro ou fora da empresa que envolva todos os seus funcionários (ou pelo menos parte deles) em algo que seja estimulante e agradável. Por exemplo, algumas empresas gostam de contratar fisioterapeutas para fazer ginástica laboral todo dia no primeiro horário, é uma boa alternativa. Outra alternativa mais barata é fazer grupos de corrida ou combinar de fazer uma academia ou arte marcial perto da empresa. Como alimentação é um negócio sério e também impacta o seu nível de energia, recomendo também a contratação de uma nutricionista (ou nutróloga) para conversar com a sua equipe – a maioria delas faz isso gratuitamente.
Enfim, espero que você tenha entendido a ideia geral. Nesse momento é tentar envolver seu time ao máximo nas atividades fora da empresa, isso não só aumenta o engajamento dos seus funcionários como aumenta o nível de energia deles, o que consequentemente vai aumentar a produtividade da sua equipe.
2 – Tenha uma visão clara para onde seu negócio deve ir.
Definir essa visão clara é crucial para que você tenha um crescimento agressivo ou fique no mesmo “limbo” que todos os negócios da sua região tem. A questão que eu te faço é o seguinte: você entraria num táxi (de preferência, com o taxímetro rodando) sem saber para onde está indo? Claro que não né?
Mas você faz isso todos os dias quando vai trabalhar na sua empresa sem ter claro para onde ela vai, fica no “deixa a vida me levar” e não leva para lugar algum. Pois, se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve.
3 – Defina os papéis na sua empresa antes de definir quem vai fazer o quê.
Como assim? Simples, se você tem uma empresa com cinco funcionários, imagine qual estrutura hierárquica ela deve ter quando tiver 500. Nessa mesma estrutura hierárquica, defina as funções de cada um. O curioso nesse processo é que você vai perceber que você exerce incontáveis papéis dentro da sua empresa e não tem problema, o mais importante é você saber o que cada pessoa vai precisar fazer, exatamente, a medida que a empresa cresce.
4 – Utilize as técnicas de priorização ensinadas aqui no portal e defina o que é prioritário para o seu negócio.
Foque a maior parte da energia da sua equipe na execução do que é prioritário, uma boa estratégia é fazer o que é mais importante logo no primeiro horário da manhã, onde sua energia está mais alta. Nesse post falamos bem sobre como priorizar as tarefas no trabalho e ensinamos que, mais importante do que buscar o que tem maior valor financeiro, buscar o que proporciona maior qualidade de vida não só para você Empreendedor bem como para sua equipe.
5 – Gestão do Tempo para Pequenos Negócios é afinar a comunicação da equipe, planejar (não muito) e correr para executar…
Mas o mais importante: aprender com cada erro. Uma das coisas que bato muito na tecla como coach é que o Empreendedor deve dar a oportunidade para seus colaboradores errarem, mesmo que tenha que definir um orçamento para este tipo de “aprendizado”. Essa é a melhor forma de trabalhar o amadurecimento da sua equipe. Meu sócio costuma brincar que “se você tem um funcionário que fez uma besteira que custou 50 mil reais para a sua empresa” e demitir essa pessoa, você acabou de colocar nas mãos da concorrência um funcionário com um curso intensivo de como não fazer.
Enfim, cada empresa vai definir qual é a melhor forma de trabalhar, mas tendo em mente esse passo a passo acima combinados com as técnicas ensinadas nesse post, a pequena empresa terá um ótimo pontapé inicial para começar a sua busca por uma Produtividade Indestrutível.
Outra coisa que insisto bastante, que é importantíssimo, mas 95% das empresas ignoram é como fazer uma reunião eficaz, muitos gestores não tem noção do prejuízo que uma reunião mal planejada pode causar no orçamento do seu negócio.
Para concluir, reforço que é fundamental que o empreendedor se dê conta que agora ele não é mais um mecânico, cabeleireira, cozinheiro ou programador, agora ele é um empresário e ele deve investir a maior parte do seu tempo pensando em como melhorar a empresa, o atendimento, aumentar as vendas ou inovar no negócio.
Atividades que fazem a empresa evoluir, por que se ele não fizer isso, quem vai fazer?