Hoje você vai entender porque você está se destruindo quando faz várias coisas ao mesmo. E para começar a entender os perigos da multitarefa, vamos analisar o cenário atual que vivemos.
Provavelmente você tem muitas coisas a fazer diariamente: escrever e-mails, relatórios, melhores práticas, fazer proposta comercial, postar nas redes sociais, ler notícias, preencher planilhas… são tantas coisas que parece que as horas do dia não dão conta! Nesse cenário, a conclusão imediata é de que se fizer duas atividades juntas, termino as duas no tempo de uma. Pensamos que, assim, estamos ganhando tempo. No entanto, é justamente o oposto! Além de jogar o seu tempo fora, agindo dessa maneira você está jogando também a sua energia fora!
Baixe o eBook dos 8 Princípios da Administração do Tempo: http://gerenciarotempoagora.com.br/ebook
Você sabe quais as consequências de fazer várias coisas ao mesmo tempo que os próprios multitarefas não percebem? Em geral eles são pessoas que têm muitas atividades começadas e poucas terminadas. Ela atrasa prazos e com isso perde clientes e deixa o chefe chateado.
Outra consequência é ficar muito ansiosa e estressada porque tem que terminar tudo rapidamente e não tem controle sobre as atividades, sente que não vai dar conta de tudo. E no final não dá conta, mesmo, pois a multitarefa torna o raciocínio mais lento reduz o poder de criatividade e ainda que você tenha picos de alta performance, os momentos seguintes são de quedas bruscas no desempenho.
Quando eu trabalhava com computação eu me orgulhava de ser produtivo por fazer várias coisas ao mesmo tempo. O que eu não sabia é que produtividade não é estar fazendo muitas coisas mas sim ter resultados e isso não aparecia. As únicas tarefas que te trazem resultados são as terminadas.
Tomei consciência do problema ao ler um estudo do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres que diz que quando estamos trabalhando em multitarefa e fazendo várias coisas ao mesmo tempo, nosso coeficiente de inteligência reduz em 10 pontos. Em outras palavras, você fica mais burro. Além disso, ela reduz a produtividade em 40%.
Repito: a produtividade tem a ver com resultado. Tanto a qualidade quanto a velocidade tem a ver com foco. Você tem que estar totalmente focado em uma atividade para depois passar para a próxima.
Um estudo do professor Clifford Ness, professor da Universidade de Stanford diz que nos últimos anos, as novas gerações têm muitas opções para se distrair. Mesmo os estudantes que têm bom resultado não conseguem atuar no máximo de sua capacidade porque fazem mais de uma coisa por vez como escrever um artigo e mexer no celular ao mesmo tempo.
Não quero colocar a culpa em fatores externos porque cada um é responsável pela sua capacidade de foco. O fato é que nós precisamos melhorar a nossa capacidade de fazer uma coisa de cada vez. Temos que treinar nosso cérebro para agir dessa forma.
Comentários