Não sei você, mas durante muito tempo tive a sensação que eu trabalhava 10, 12 ou 14 horas e chegava no final do dia parecendo que não tinha feito nada!
Se você não conhece minha trajetória, saiba que antes de ser Coach, eu trabalhava com Desenvolvimento de Sistemas e a vida de um programador não é nada fácil…
Muita gente no nosso e escritório (que não era pequeno) era movido a muito café e, de preferência, com bastante açúcar para camuflar o gosto amargo dessa bebida (que não era preparada com muito capricho).
Por exemplo, eu sempre trabalhei com o email e as redes sociais (na época, era Orkut e MSN) ligados e durante o expediente…
Eu começava a programar, daí dava uma olhadinha nas redes sociais, daí depois piscava a luz do celular (porque eu deixava os sons desabilitados então olhava somente quando queria – o tempo todo) e quando percebia: passou uma hora.
O que acontecia também era quando eu precisava procurar um material específico, daí fuçava os arquivos do projeto, encontrava outros arquivos perdidos, abria só para dar uma olhadinha e ver se estava tudo certo e quando via, perdia um tempão só “organizando as pastas”.
Isso me prejudicava, mas não era o pior… Existiam fatores que eram praticamente invisíveis ao meu dia-dia mas que sugava minha energia de maneira absurda…
Eu era bom de programação, principalmente sob pressão, parece que as coisas começavam a fazer sentido na minha cabeça quando o prazo era mais curto.
Quando o gerente vinha na minha mesa e falava: “Evandro, tem que entregar esse código até amanhã!”
Eu olhava no relógio e já era 14h e alguma coisa tinha que estar funcionando antes do final do dia e pasmem: quase que magicamente tudo funcionava.
Com o tempo, comecei a perceber o motivo que me fazia ter um foco tão grande nesse período: eu desligava todas as distrações, tinha uma meta na cabeça e ficava totalmente focado naquilo que deveria ser feito.
Mas não era só isso, também a pressão de “ter que entregar” parecia que fazia as sinapses do meu cérebro se conectarem com uma velocidade maior. E depois de anos estudando produtividade, percebi que esse é um fenômeno que acontece de verdade, é o que chamo hoje de “Lei do Crepe”.
O problema é estar trabalhando dessa forma é muito desgastante e com o tempo eu vi minha energia se evaporando e comecei a tomar altas doses de cafeína todo dia para me manter acordado, aquilo começou a ser uma rotina para mim…
Era desgastante pois quando não estava sob pressão, eu tinha a sensação de que trabalhava bastante da mesma forma, só que chegava ao final do dia e parecia que não tinha feito nada de produtivo (e não tinha mesmo!).
Mas quando estava sob pressão eu funcionava muito bem, só que era uma pressão que não era saudável pois todo mundo no escritório ficava muito estressado com os prazos encurtados, e consequentemente, eu também era contaminado.
Esses fatores extras não tinha nada a ver com a pressão ou com ficar horas e horas na frente do computador distraído com redes sociais ou chats.
A principal fonte de insucesso tinha a ver com o meu estado de espírito e com a forma como eu encarava aquela atividade.
Para você ter sucesso em algo, é necessário ser congruente com os seus valores e com o que você quer para a sua vida.
Se você trabalha com o que você ama, ótimo! Naquela época eu não tinha isso em mente, achava que o sucesso estava atrelado ao status financeiro e por isso eu trabalhava de forma tão frenética e me desgastando horrores.
Para ter Alta Performance, é necessário que você trabalhe com algo que você tenha prazer.
Resumo da ópera: depois de 7 anos trabalhando nessa rotina eu dei um grito de liberdade e comecei a trabalhar com desenvolvimento humano, o que sou completamente apaixonado.
Não que eu deseje isso para você. Se você ama seu trabalho, é importante que entenda perfeitamente o que acontece com você que faz sua Produtividade ir pelo ralo.
E estou aqui para apoiar você a encontrar esse caminho.
Ao mesmo tempo que realizo um sonho, eu ajudo outras pessoas a realizarem seus próprios sonhos. Porque eu acredito que os empreendedores pode conquistar seus sonhos muito antes do que eles imaginam.
E nos últimos 5 anos, dediquei minha vida a apoiar microempresários e profissionais que trabalham por conta própria a buscar alta performance, fez cursos de especialização no Chile, Estados Unidos e Índia, este último, com Dalai Lama.
Além disso, anualmente participo de uma conferência que acontece nos meses de Dezembro e Janeiro no Chile para capacitação e atividades relacionadas a Alta Performance e Liderança com os mais bem preparados líderes mundo afora, dentre eles posso destacar Suryavan Solar, autor de mais de 50 livros sobre desenvolvimento humano, tais como: Produtividade, Liderança, Coaching, Meditação, Empreendedorismo, Filosofia e Motivação.
Hoje tenho a vida dos meus sonhos pois eu trabalho com o que eu amo que é desenvolvimento humano, consigo pagar minhas contas trabalhando apenas 2 dias por semana e o todo o tempo disponível me dedico a impactar muitas pessoas com esse conhecimento.
Meu nome é Evandro Mazuco, sou microempresário, coach especialista em Produtividade e também fundador do portal Gerenciar o Tempo Agora. Além de apoiar inúmeros executivos a alavancarem sua produtividade, também sou palestrante e instrutor da instituição Condor Blanco e só nos últimos 4 anos já formei mais de 3.000 líderes em diversas regiões do Brasil mas também no Chile, Argentina e Colômbia.
Mais de 3.400 alunos já passaram pelos cursos no portal Gerenciar o Tempo Agora e estamos presentes em 4 países (Brasil, Portugal, Argentina e Angola). Além de ter mais de 158.000 pessoas impactadas pelos nossos vídeos no nosso canal do YouTube, 24.142 pessoas acompanhando nosso material na nossa lista de emails, 17360 fãs no Facebook e 4.479 pessoas recebem diariamente nossas dicas pelo Instagram.
Nosso curso é intenso e em duas semanas somos capazes de triplicar sua produtividade em duas semanas e proporcionar mais qualidade de vida e bem estar, mais tempo livre para o que realmente importa na sua vida, maior reconhecimento profissional pela sua capacidade de execução, acabar com a procrastinação, ter mais foco e você aprenderá também a ficar completamente blindado das distrações sem precisar necessariamente se tornar uma pessoa altamente organizada ou usar um software específico.
Os ensinamentos desse curso são feitos utilizando a técnica 70/20/10 onde 10% do conteúdo é ensinado através de teoria, 20% é ensinado através de exercícios e 70% é através da prática. Ou seja, você não vai ficar horas estudando na internet, toda aula você tem um exercício e uma prática que permite você melhorar cada vez mais a sua produtividade. Sendo assim, a cada semana você é capaz de se tornar mais produtivo que a semana anterior.
Muita gente me pergunta se vão precisar se tornar uma pessoa altamente organizada, quero te dizer que já usei durante muito tempo técnicas de produtividade que me forçava a ser uma pessoa organizada, confesso que gostei das técnicas e, na época, elas fizeram muito sentido para mim. Só que no médio-longo prazo acabei desmotivando devido ao excesso de rigidez que isso acabou ocasionando no meu dia a dia e por esse motivo criei uma metodologia que respeitava o dinamismo dos dias de hoje.
Essa metodologia proporcionou uma verdadeira mudança em mim e nos meus clientes, proporcionou algo que eu acreditava muito ser possível. Levou muito tempo para eu entender que essa era a verdadeira sacada, a única forma de se tornar uma pessoa produtiva de verdade ao longo do tempo.
Hoje tenho muita clareza que basicamente existiam 3 coisas que literalmente sugavam minha Produtividade e drenavam minha Energia. E o mais curioso é que todas as pessoas são impactadas igualmente por elas. São elas:
O primeiro é a Síndrome do Bombeiro. É quando você tá fazendo uma proposta comercial e um cliente te liga pedindo um ajuste no projeto, então você para o que tá fazendo, fica meia horinha resolvendo isso e então volta pra terminar a proposta, isso quando não surge outra demanda urgente e quando você vê terminou o expediente e você fez tudo menos o que é prioritário.
Entenda que esse tipo de atividade de imediato só gera estresse e te mantém viciado na emoção da urgência.
Evite ao máximo toda atividade que exige sua atenção imediata. Sei que todas essas coisas malucas que surgem em cima da hora parecem muito importantes, mas se você for parar pra analisar friamente verá que elas não constróem valor nem pra você nem pro seu negócio.
“As coisas mais importantes nem sempre são as que gritam mais alto” Bob Hawke
O segundo é conhecido como Ladrão Invisível. Temos muito mais distrações e interrupções do que tínhamos antigamente, MUITO mais. Talvez esse seja o maior vilão da alta performance hoje em dia.
É como se seus sonhos estivessem numa grande caixa d’água e as distrações e interrupções fossem como uma torneira aberta pingando sem parar.
Estamos sendo lesados o dia inteiro e o pior… nem percebemos. De pouco em pouco se você somar no final de uma semana perceberá que literalmente jogou muitas horas no lixo.
O terceiro é a Fragmentação. Imagine você tentar dirigir um carro por 1000km numa rodovia, mas a cada 500 metros você para o carro completamente e arranca de novo. É isso que gera fragmentação na execução das atividades, esse começar e parar.
Essa é uma ótima forma de jogar pelo ralo sua energia e ficar com pouco resultado concreto no final do dia. Quando você está focado num projeto e vai fazer outra coisa, são aproximadamente 2 minutos para você lembrar em que ponto estava e conseguir retomar a linha de raciocínio.
Agora é a hora de você aprender a usar o ciclo da produtividade constante a seu favor e descobrir como você pode transformar sua situação atual em 3 passos simples.
A primeira coisa é conquistar uma Disposição Nota 10 todos os dias. Você precisa estar com energia e com vontade de fazer as atividades. Pensa no contrário: você já conseguiu ser produtivo de ressaca, com dor de cabeça ou desmotivado? Não dá, né?
Por isso você deve, primeiro de tudo, identificar e eliminar os sugadores da produtividade. E depois precisa aumentar o nível de energia física, emocional e mental.
Você vai fazer suas atividades com melhor qualidade e mais rápido.
Depois você precisa descobrir como usar e quais são as melhores ferramentas de produtividade para o seu perfil.
É como se você tivesse precisasse fazer um buraco e você comprou uma serra elétrica. A ferramenta é ótima, mas não serve para o que você precisa!
Muita gente tem o costume de baixar diversos tipos de aplicativos esperando que estes funcionem como uma pílula mágica. É um ciclo interminável de ficar buscando sempre a melhor ferramenta.
E por último, é fundamental você ter métodos eficientes no seu dia-dia.
O nosso tempo é limitado e o nosso trabalho é infinito. E como que eu coloco algo que é infinito dentro de algo que é limitado? É como se você estivesse tentando colocar toda a areia da praia dentro de uma garrafa.
Todos os dias nós temos mais ideias de coisas para fazer do que nós damos conta de executar, não é verdade? O que você precisa fazer é selecionar as atividades que dão mais resultado com menos esforço e se concentrar nelas.
E era justamente isso que acontecia quando eu trabalhava desenvolvendo sistemas. Minha energia era completamente sugada durante o dia e eu nem percebia, achava que aqueles minutinhos pulando de aba em aba do navegador não iam impactar meu trabalho. Ledo engano!
Fica tranquilo pois a culpa não é sua! Todos nós temos um pouquinho de cada um desses sugadores dentro de nós. Você pode perceber que tudo depende de você e da forma como você reage ao que acontece com você e ao que acontece à sua volta.
Algumas pessoas são muito sugadas e algumas pessoas são menos sugadas, tudo isso é um controle que vem do quão seu Jogo Interno está desenvolvido. Se você consegue dominar seu Jogo Interno, você consegue ter resultados extraordinários.
Dominar seu Jogo Interno é o primeiro passo para buscar Alta Performance pois uma vez que você descobre como lidar com suas emoções, sentimentos e começa a desenvolver hábitos que vão te levar para o sucesso…
A ferramenta apropriada para o seu perfil é questão de detalhe! Você se adaptaria naturalmente ao ambiente que tiver à sua disposição. É claro que quando você chega nesse ponto, você pode copiar o ambiente de uma pessoa que já teve resultado e colher os mesmos resultados, fica tudo mais fácil!
Se você quer descobrir qual é o seu perfil em relação à sua Produtividade, veja este post onde explico quais são os 6 tipos de pessoas (o 6º é o que vai te permitir conquistar seus sonhos mais ousados).
Escreva aqui nos comentários qual desses três sugadores impacta mais a sua Produtividade e como você pretende dominá-lo nas próximas semanas!
Comentários