Bom, como muitos sabem, a tradução literal de Time Management é Gestão do Tempo mesmo. Mas o objetivo desse artigo é descrever algumas curiosidades que existem entre a cultura norte-americana e a nossa a respeito desse tema. E o mais importante, entender como deve ser uma mentalidade produtiva de fato.
Inclusive, se fizer uma pesquisa rápida no Google vai perceber que a sentença “time management” é procurada 110.000 vezes por mês em média, enquanto a sentença “gestão do tempo” é procurada apenas 1.600 vezes no mesmo período. Isso mostra uma maior preocupação dos americanos em relação a esse tema. Claro que nos Estados Unidos tem 2,5x mais usuários de internet que no que Brasil, só que mesmo assim a diferença de pesquisa pelo tema de “gestão do tempo” pelos americanos é 68x mais que no Brasil.
Também não é pra menos, os maiores avanços da tecnologia e a capacidade de sedução das grandes empresas com as massas é enorme. As pessoas já não ficam mais grudadas na frente da televisão, mas ficam cada vez mais dependentes de seus computadores, notebooks e smartphones. E se não conseguirem desenvolver uma mentalidade produtiva, vai deixar que esses fantásticos aparelhos controlem suas vidas.
Relacionado: Turbine Sua Produtividade No Trabalho Em Apenas 7 Dias
Hoje já são mais de 8013 pessoas que acompanham nossos artigos, materiais e posts e fico muito feliz com a repercussão positiva do portal Gerenciar o Tempo Agora. Como muitos sabem, desde 2012 falamos sobre o tema e desde então, entrevistei diversos empreendedores e executivos para entender a visão deles sobre o tema.
O mais interessante é que no Brasil, quando falamos de gestão do tempo, parece que estamos falando sobre como organizar suas tarefas e nos Estados Unidos quando falamos de time management (do inglês, gestão do tempo), eles possuem uma visão mais ampla da produtividade.
Ter uma visão globalizada da produtividade e alta performance significa entender os seguintes aspectos:
- Ter um propósito. Os empreendedores de sucesso não trabalham por dinheiro, trabalham por um propósito, por algo maior do que eles. Eu acredito, por exemplo, que os empreendedores podem conquistar os seus sonhos muito antes do que eles imaginam e por isso me dedico a ajudá-los a serem mais produtivos, ter mais foco através de materiais online, cursos e vídeo-aulas, através de coaching para clientes muito selecionados e treinamentos de Liderança, pois, na minha visão, explorar da forma correta o potencial de outras pessoas vai permitir que os empreendedores e gestores tenham uma maior alavancagem nos seus negócios e na vida.
- Ter uma visão clara. Muita gente não acredita que empresas precisam definir Visão, Missão e Valores pois acham que isso é apenas mais um quadro na parede das suas empresas, ledo engano. Ter uma visão clara de onde se quer chegar é praticamente um pré-requisito para o sucesso: ou você entraria num ônibus sem saber para onde ele vai e pior, levaria um monte de gente (seus funcionários) junto com você? Ou seja, saber para onde (visão) e como (missão) vai é primordial para acelerar o processo de conquista dos seus sonhos e alavancar a produtividade da equipe. Visão, Missão e Valores não é a frase bonita que está escrita no quadro na parede, mas o que as pessoas pensam da empresa e o que elas praticam no dia a dia.
- Definir metas e objetivos. Um sonho sem um plano é apenas uma ilusão, um devaneio. Então definir suas metas e objetivos com precisão eu diria que é a maneira mais simples de você monitorar se está perto, ou longe, da sua visão ou sonho.
- Ter atitude. Para se ter alta performance, é preciso ter atitude. De nada adianta você ter um propósito encantador, ter uma visão clara, metas e objetivos bem definidos se não tem a atitude necessária para colocar o plano em prática. Sem ação, não existe resultado, simples assim.
- Ser capaz de tomar decisões rápidas. Errar é humano. Segundo o psicólogo Paul Stoltz, nos dias atuais, nós encontramos, em média , 23 adversidades por dia. Ou seja, se nós “travarmos” a cada adversidade que encontrarmos no nosso dia-dia, como que você vai conseguir dar o próximo passo? Permita-se errar.
- Construir rotinas e hábitos produtivos. Nos cursos do Gerenciar o Tempo Agora nós ensinamos o poder do hábito, como eliminar os hábitos improdutivos e como criar, sistematicamente, rotinas e rituais de sucesso para que possamos diariamente dar um passo em direção ao nosso objetivo.
- Aumentar a energia. Pessoas doentes são improdutivas. Alimentação a base de muito açúcar, amido, farinha de trigo e seus derivados são os maiores vilões de um organismo saudável. Apesar do tema ser bastante discutido entre os profissionais da saúde, está mais do que provado que o açúcar altera drasticamente o humor das pessoas. E quanto mais açúcar as pessoas consomem, mais “viciado” o corpo fica e mais açúcar pede, é um ciclo vicioso que só faz mal.Criar hábitos saudáveis é também criar hábitos produtivos, fazer exercícios físicos pela manhã seguido de uma alimentação balanceada antes de iniciar as atividades do dia é essencial para já começar o dia em alta performance. O ponto positivo é que as pessoas estão se dando conta dos benefícios de possuir uma vida mais saudável, consequentemente isso as torna mais produtivas se fizerem da maneira apropriada.
- Fortalecer suas crenças. De nada adianta você querer ter uma Produtividade Indestrutível se suas crenças o limitam. Vou dar um exemplo bem simples de entender que vi no livro Os Segredos da Mente Milionária do T. Harv Ecker.Por exemplo, para uma pessoa de bons valores que acredita que todo rico é ladrão, existe a possibilidade que essa pessoa seja rica algum dia? É claro que não! Se ela acha que todo rico é ladrão e ela seja uma “pessoa do bem”, qual a possibilidade de ela ir contra seus valores? Zero! Então inconscientemente ela vai acabar se afastando da riqueza e é sobre isso que falamos nos nossos cursos no que diz respeito à produtividade. Seguindo o mesmo raciocínio, se você acredita que estar “na correria” é sinal de produtividade logo será uma missão quase impossível ter tempo livre, pois se sentirá culpado por ir contra a algo que você acredita (produtivo = atarefado).
Todos esses itens descritos acima fazem parte do Jogo Interno da Produtividade. Embora ensinemos as melhores técnicas do mercado para alavancar seus resultados, o que entregamos de maior valor nos nossos cursos é a capacidade de transformar uma mente preocupada numa mente altamente produtiva, através de exercícios, dicas, técnicas, bônus, palestras e materiais complementares.
Você pode estar se perguntando, mas de onde vem a expressão “Jogo Interno”? Essa expressão vem do Timothy Gallwey, uns precursores do Coaching Esportivo. Também no livro “Manual da Autoliderança” do filósofo chileno Suryavan Solar, que por sinal é um dos melhores, senão o melhor, livro que eu já li.
De qualquer forma, gostaria de dar uma atenção especial ao último item, sobre suas crenças. Por exemplo, ditados populares como “o olho do dono que engorda o gado” dá uma falsa impressão de que o dono precisa estar fisicamente presente no seu negócio para que ele funcione, e isso não é verdade. Quando falamos de olho, falamos de Visão. E sim, a Visão é que vai levar sua empresa para um próximo nível. Pois, como diz meu amigo Marcelo Germano, “se o empreendedor faz seu negócio funcionar, quem vai fazer sua empresa crescer?”, enfim, se você acredita que precisa estar com a barriga no balcão, talvez precise rever suas crenças e valores.
Ou ditados como “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” acabam minando sua disposição e produtividade. Eu completaria esse ditado com a seguinte frase “caso seja prioritário”. Senão sobrecarrega a pessoa e ela vai acabar jogando fora toda sua disposição para o dia seguinte, e isso não é nada produtivo. Produtividade é conseguir fazer muito em pouco tempo. E não fazer muito durante muito tempo pois isso é humanamente impossível num médio-longo espaço de tempo.
Existem empresas que possuem a “regra da luz acesa”, você já ouviu falar? São aquelas empresas que tem seus horários naturalmente das 8 às 17h mas estão sempre com a corda no pescoço, com funcionários constantemente fazendo hora extra e cada vez mais sobrecarregados. Tornam a hora extra um padrão e não uma exceção.
Quando encontramos empresas com esse ritmo, facilmente você consegue ver um desafio grande em manter a equipe produtiva. E como já falamos anteriormente, produtivo não é trabalhar muito, segundo Eliyahu M. Goldratt, físico israelense e autor do best-seller A Meta, “ser produtivo é atingir suas metas”.
Para concluir, percebo que existe um abismo entre a cultura norte-americana e a brasileira em relação a gestão do tempo e produtividade. Como vimos, primeiro o interesse pelo tema, segundo a forma como esse tema é encarado pela grande massa e por fim, como que o fortalecimento das nossas crenças e a criação de novos hábitos produtivos (e também saudáveis) vão impactar drasticamente nossa produtividade.
Apesar desta grande diferença de cultura, também percebo como a procura por desenvolvimento pessoal aumentou no Brasil, comparando desde 2009, quando comecei a trabalhar com o tema, com os dias atuais.
Tenha uma ótima semana!