Hoje fui, a convite de um grande amigo meu, num almoço de negócios da ADVB/SC.
Nesse almoço ele me disse o que fez a empresa dele ter uma produtividade infinitamente superior ao do seu contratante.
Fiquei entusiasmado com a resposta dele, pois, uma coisa foi eu ter estudado, aplicado nas minhas equipes e ver alguns coachees colocando em prática, e outra coisa foi eu ter ouvido cada detalhe dessa história e me identificar.
Relacionado: Como Aumentar a Produtividade das Suas Reuniões
Imagino que você também se identificará com um dos dois casos. Enfim, isso só me faz acreditar que o nosso curso de Produtividade com Reuniões está no caminho certo.
Quer saber o que ele fazia na empresa dele que o diferencia dos demais?
Veja o vídeo abaixo:
Nesse vídeo eu mostro um caso real que prova que uma simples mudança de postura na sua empresa pode mudar drasticamente a produtividade da sua equipe.
Esse caso que eu conto no vídeo é familiar para você? No exemplo acima, conto uma história verídica de um amigo meu que tem uma fábrica de software e prestava serviços para uma empresa bem maior que a dele.
E o curioso foi que, depois de entregar com muito sucesso um projeto, ele me contou que juntou toda a Diretoria da empresa e perguntou pra ele:
– “O que você faz para entregar no prazo, com qualidade e sem estressar a equipe com diversas horas extras?”
Relacionado: 3 pilares das Reuniões Altamente Produtivas
Ele achou que tínhamos sorte, ou algum dom especial, para contratar funcionários.
A resposta é simples:
Ele comentou que via os funcionários daquela empresa correndo de um lado para o outro, enchendo as salas de reuniões de post-its, sempre perdidos nos projetos, fazendo muitas horas extras, enfim, um caos!
Ou seja, ter muitas reuniões é um problema claro de gestão! Sim, quando você não sabe qual o status de uma atividade pois não monitora da maneira apropriada, vai lá e faz uma reunião para “entender o problema” e muitas vezes envolve pessoas que não tinham nenhuma relação direta com o projeto. Quando o gestor não faz as reuniões por puro ego, vaidade ou algo do tipo.
No vídeo ficou claro que o modelo de gestão mais enxuto (ou seja, aquele que fazia reuniões de forma inteligente), nesse caso, teve uma maior eficácia no projeto: entregue no prazo, sem erros e sem horas extras. Simples assim.